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quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA


Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, igreja católica discutirá em 2012, durante a campanha da Fraternidade, a realidade e os problemas da saúde pública no país.

Todos os anos, durante o período da quaresma, a igreja católica lança a Campanha da Fraternidade, o objetivo é discutir temas relevantes para sociedade. Para 2012 o tema escolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB é saúde pública. O tema foi apresentado pela Pastoral da Saúde. Para Dom Décio, Bispo da Diocese de Colatina, um dos objetivos é sensibilizar o poder público para a atual situação da saúde pública no Brasil. “Queremos fazer com que as pessoas conheçam melhor a realidade local, alertando as autoridades para possíveis problemas e colaborando para a sua solução”.

Dom Décio, aponta ainda a multiplicação da população nas grandes cidades como geradora de doenças físicas e mentais. Por isso a igreja quer contribuir para a formação de agentes de saúde que vise à ética e ao bem da pessoa. “Ao discutir saúde pública, a Igreja também discute o modelo atual de sociedade que temos que organiza seus processos sem Deus e, com isso, sem valorizar a solidariedade”.

Para o Bispo o caminho para solucionar o problema da saúde pública hoje são ações macro por parte da sociedade e das autoridades. “Não adianta só abrir hospitais. É preciso modificar a estrutura da própria sociedade, criando, assim, soluções para o problema das drogas, do consumismo exagerado, promovendo a educação no trânsito e incentivando as pessoas a terem um estilo de vida mais saudável”, conclui Dom Décio.

A Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade, não só dos seus fiéis, como da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Redação Portal Ouro Negro
Por Rosimeri Ronquetti

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